sexta-feira, 29 de maio de 2015

A História da Cacatua do Bico Grande

Eu deveria estar estudando, mas acho mais legal contar sobre a minha aventura com as aves.
Gang Gang Cockatoos 
Eu costumo ir dar sementes de girassol pra Cacatuas Gang Gang todas as manhãs na frente do meu alojamento. As Gang Gangs são consideradas localmente vulneráveis no estado do ACT, e o floco que vem aqui todas as manhãs é o maior de Canberra. Acontece que, com o passar do tempo, você vai se acostumando com as aves e começando a reparar nas singularidades de cada uma. E eu percebi que tinha um macho - de cabecinha vermelha-, que tinha o bico EXTREMAMENTE grande. Isso atrapalhava ele pra comer, ele pegava as sementes muito mais de vagar e se esforaçava muito mais para quebrá-las comparado com as outras cacatuas.
A cacatua do bico grande!
Então um dia o Willy (moço da manutenção que me dá as sementes e as vezes alimenta elas comigo) falou que era pra eu pegar aquela ave que ele iria cortar o bico dela. Eu fiquei receosa,falei que era melhor não, já que ele não sabia como cortar o bico. Ele disse então que levaria para um veterinário. Pois bem, ele me trouxe a gaiola e eu coloquei o bichinho lá dentro - os dois meses de experiência trabalhando com aves na Índia fizeram toda a diferença na hora de pegar a ave. Só que a gaiola era para possums, não era fechada. 
A gaiola com a cacatua dentro.
A coitadinha da cacatua se desesperou e começou a gritar e a bicar loucamente as grades. Pedi pra trazerem um pano pra cobrir a gaiola e reduzir o stress da ave, mas era tarde demais: de tanto bicar a gaiola, de alguma maneira ele conseguiu quebrar o próprio bico! Willy então disse "bom, era isso o que queríamos" e abriu a gaiola, e eu observei a cacatua voar pra longe ainda gritando e reclamando. Eu mantive o pedaço do bico, e fiquei super preocupada sobre o bem estar do animalzinho. No outro dia, esperei ansiosamente pra que a cacatua voltasse, assim eu poderia checar como estava o seu bico. Mas nada dela vir. Fui até conversar com uma professora - sobre os riscos de bico quebrado pra ave, sobre o que eu deveria fazer. Ela me aconselhou a esperar, e observar se a ave ainda conseguia comer. Se sim, ótimo. Ela me disse que é comum cortarem bicos de cacatuas domésticas- a única coisa é que você tem q ter certeza que vai mantê-lo afiado, pontudinho.
A cacatua com o bico quebrado :( dá pra reparar que não está afiado nem um pouco...
O outro dia chegou- e a cacatua do bico quebrado veio! Infelizmente  o pior tinha acontecido. Ele não conseguia pegar as sementes porque o bico não estava afiado. Ele tinha muita dificuldade, e quando conseguia pegar, não conseguia quebrá-la. Eu quase entrei em desespero. Sentia-me culpada, já que a cacatua não quebraria o bico se eu não tivesse colocado ela na gaiola. Ela conseguia comer antes, mesmo que de vagar. Por que mecher com algo que a natureza fez assim? Mais do que nunca tive a certeza que a mãe natureza sabe o que faz, e que interferir nisso é pedir pra fazer besteira. Fiquei me sentindo péssima - provavelmente aquela cacatua iria morrer de fome.



Tentei filmar ele na sua tentativa frustrada de comer...

 Liguei pra algumas ONGs na cidade pra ver se eles poderiam resgatar a cacatua e levar pra um veterinário. Talvez ele pudesse afiar o bico dela e tudo se resolveria então. A ACT Wildlife Rescue então foi super atenciosa e disse que se eu conseguisse capturar a ave e colocá-la dentro de uma caixa, eles iriam resgatá-la e levá-la ao veterinário. Ótimo, caso resolvido - pensei. No outro dia- que por um acaso é hoje-, a cacatua apareceu novamente. Eu já tinha a caixa reforçada com fita nas laterais (para evitar que a cacatua coma os cantinhos e fuja, o que aconteceu na Índia com um parakeet) e com um pano escuro. Fiz uma oração pedindo pra que eu conseguisse de primeira pegá-la e colocá-la na caixa, causando o menor stress possível pra ave, e como se Deus ouvisse minhas preces, de repente todas as cacatuas voaram e a única que ficou foi a do bico quebrado. Ótima oportunidade - era agora ou nunca! Peguei o bonitinho, coloquei ele na caixa, ele reclamou um pouco, mas tudo deu certo. Ele não se desesperou, e pelo fato da caixa ser fechada e ele não conseguir ver o que está acontecendo do lado de fora ele se manteve calmo. 
Minha cara de quem quase morreu do coração de nervosa hahahhaha. A cacatua estava na caixa.

Liguei pro ACT Wildlife Rescue. 30 minutos, eles disseram. Ok, sem problemas. Eu estava cuidando da caixa quando um carro chegou. Bruce, o senhor que começou a alimentar as cacatuas 40 anos atrás, estava lá. Eu sabia que ele vinha todos os finais de semana, mas acho que ele vinha num horário diferente, e a gente nunca se encontrava.  Ele ficou visivelmente irritado de cara, e quis ver a cacatua dentro da caixa. Ele abriu a caixa e quase que a ave foge. Óbvio, aves são espertas! Ele então disse q ia levar a cacatua, e quando eu disse que tinha chamado a ONG e eles já estavam vindo, ele ficou muito bravo. Disse que eu queria saber mais do que ele que alimentava as aves há 40 anos. Eu segurei o choro e pedi desculpas, não sabia que ele viria, nem que eu não devia ter chamado o resgate. Ele disse que a ONG provavelmente faria eutanásia na cacatua - o que eu não acredito, mas então achei melhor deixar a ave com ele. Ele tem muito carinho por elas, e sei que vai fazer o que for melhor. Ele disse q levará a cacatua para um veterinário que ele conhece.  
Essa foi minha história. Ainda não teve um final feliz, mas é porque ainda não terminou. Espero que a cacatua fique bem, espero que seja só questão de afiar aquele biquinho. Eu amo demais esses "bebês". É uma delícia quando eu pego o balde de sementes e venho pro comedouro, aí olho pra cima e eles estão voando da árvore, fazendo os barulhinhos tão amáveis. Quando eles sentam na minha cabeça, então, é uma alegria só :) E também adoro quando eles bicam carinhosamente meu dedo, pedindo mais sementes. Essas belezinhas fazem minhas manhãs valerem a pena. Eu só espero que o menininho do bico quebrado fique bem- eu me sinto um pouco culpada por ele estar sofrendo. Eu sentirei falta demaaaais desses anjinhos!
Eu e Willy :)


Essas são algumas  fotos de mim e de gente que já veio alimentar as cacatuas comigo:

Birds Girl!
O dia em que mais gente veio alimentar as cacatuas! Tão feliz :D
... e então ele sentou no meu ombro e me contou sobre as suas aventuras nessa infinda abóboda celeste. De galho em galho, de árvore em árvore, ele dissertou sobre todos os lugares q percorreu e os corações que roubou. E eu não poderia negar -o meu foi certamente um deles.

Uma das minhas preferidas :)
Beijinho de bom dia <3































2 comentários:

  1. Um dia eu acordei mais cedo em casa por ter ouvido uns miados de gato no muro de casa. Como aqui tem muitas árvores, era difícil enxergar ele, e pensei que era só um gato brigão ou fazendo graça, ali. xD Deu um tempo, fui sair de casa pra levar o lixo, e me deparei com o gatinho lá deitado e miando bastante. Percebi que tinha algo de errado e mexi com ele, começou a miar mais como se estivesse pedindo ajuda. Corri pra dentro e tentei achar caixas grandes, encontrei uma, deixei o fundo dela resistente e fui pegar o gato pra levar a um veterinário. O problema daqui, é que todos os veterinários só fazem o serviço se pagarmos, mesmo sendo animais de rua. Como não tenho carro, fui a pé até a general carneiro em um dos veterinários, começaram a atender o gato, falaram que poderia ser envenenamento ou algo do tipo, pegaram o soro, abriram e depois falaram: É você quem vai se responsabilizar pelo atendimento, né? Eu não havia levado dinheiro nem nada ali, por causa da urgência pra levar o gato, e eles acabaram não o atendendo por causa disso, por não estar com dinheiro ali, e agora. Indicaram um lugar ali um pouco próximo que era tipo um "canil" de cachorros de rua. Fui e falaram que lá não atendiam. :P Aí, além do sol ardido de Sorocaba, eu me preocupava com o gatinho que devia tar passando muito mal dentro da caixa. Volta e meia abria a caixa e tentava jogar água na boca dele, pra não ficar com muita sede. Lá no canil indicaram o spaso e disseram que era certeza de que atenderiam, mas não tinha ninguém pra me levar, o que me preocupou bastante em relação ao gato ali dentro. Eu fui meio que correndo com a caixa e as pessoas olhavam um doido com uma caixa que "miava" por aí xD Lá eles correram atender e me disseram que ele tava bastante debilitado já, mas fariam o possível pra atender o gatinho, já o levando com soro pra tratarem. No meu caso, eu acabei não procurando saber o que aconteceu com o gato depois, pq percebi que ele estava em boas. :) Voltei em casa bastante aliviado. Quando entrei em casa, percebi que a porta de baixo estava destrancada e a da entrada da sala tava totalmente aberta (achei estranho, entrei com cuidado e vi que tava tudo no lugar, e não parecia que algum parente havia entrado). Nunca aconteceu de eu deixar a porta aberta, de forma alguma, assim, até hoje. E então passou pela minha cabeça que isso pode ter sido como um sinal de Deus. Que, assim como eu tive urgência com o gato, Deus tava olhando por mim como sempre. Acredito na nossa obrigação inicial aqui na terra, que é cuidar de todas as criações de Deus, pois ele tem um plano maior para tudo o que fez. :)

    ResponderExcluir

Comente! :D Ficarei feliz em ler seu comentário ou responder suas dúvidas.