segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Frogwatching

Como eu já disse, na primeira semana do meu mid-break eu fui pra Trangie numa fieldtrip de ENVS3004. Na segunda semana fui num encontro de birdwatching aqui na universidade mesmo, e conheci o moço que organiza esses tipos de encontros/cursos. Então eu fui no próximo encontro que era sobre grasslands (pastagens, um dos ecossistemas nativos mais ameaçados da Austrália!!) e no finalzinho ele veio me convidar pra ir num treinamento de frogwatching se eu me interessasse! Óbvio que eu não ia deixar essa oportunidade linda passar né hahaha.
Foi numa quinta a noite, no Jardim Botânico. Tivemos uma palestra antes, apresentaram pra gente os sapos mais comuns encontrados em Canberra e seus sons (pq apesar de se chamar frogwatching- observação de sapos-, o q a gente faz mesmo é só ouvir eles). Depois fomos para uma prática.
É IN-CRÍ-VEL o interesse das pessoas. Tinham 40 pessoas, um número bem alto contando q é pra observar SAPOS. É incrível a diferença de culturas, no Brasil todo mundo tem nojo e medo de sapo, e o mais legal aqui é a maioria era gente mais velha, casais, senhorinhas.... Tinham 4 crianças junto dos pais também, e super interessadas em aprender sobre os sapinhos!
Os sapos são considerados uma espécie chave pra ter uma idéia da qualidade dos ecossistemas. Quando um ecossistema começa a ser degradado, os sapos são um dos primeiros a sumir, então o trabalho que esse grupo faz é muito importante! Eles tem um portal na internet onde vc se cadastra e lá tem o mapa de Canberra e região, e vc pode ver os "pontos" de observação de sapos. Eles tem mais de 500 pontos cadastrados, mas encorajam a vc escolher um que esteja mais monitorado nos últimos anos, assim eles tem dados o suficiente pra comparar. Bom, o que a gente faz é basicamente isso:
Entramos no portal de frogwatching e agendamos a observação; assim asseguramos que ninguém mais vai naquele dia e horário pra não ser esforço jogado fora. No dia e hora marcada vamos (pode ser sozinho, ou com mais gente, depende de você) ao local, anotamos algumas informações sobre o ambiente (quantidade de nuvens, chuva, temperatura do ar e da água)....  Aí gravamos no celular  um ou dois minutos do canto dos sapos. Fazemos também uma estimativa de quantos indivíduos por espécie, e depois colocamos tudo no site, onde a moça vai confirmar pela gravação.






.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! :D Ficarei feliz em ler seu comentário ou responder suas dúvidas.